Powered by

O impacto da maternidade na carreira científica das mulheres brasileiras - Questionário para PESQUISADORAS SEM FILHOS.

A maternidade e a carreira acadêmica/científica

Prezada docente e pesquisadora

Estamos buscando traçar um perfil das pesquisadoras que viraram mães recentemente. Com estes dados, pretendemos desenvolver estratégias de apoio (tanto pessoal quanto profissional) para auxiliar na conciliação destas duas faces da nossa vida. Esperamos, inclusive, poder auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à garantia de recursos e condições para o pleno desenvolvimento profissional das mulheres que se encontram nesta fase.

Para podermos analisar com confiança os dados obtidos, precisamos de um grupo controle, formado por docentes/pesquisadoras com o mesmo tempo de contratação das docentes/mães, mas que não tenham filhos.

Completar este questionário vai nos ajudar a obter os melhores resultados!

Todos dados serão tratados de maneira coletiva e confidencial. Se de vontade da participante, todo questionário pode ser respondido de forma anônima. Como possíveis riscos para o presente projeto citam-se a possibilidade de constrangimento, desconforto, estresse ou cansaço ao responder o questionário e a quebra de sigilo e de anonimato. No entanto, os pesquisadores envolvidos asseguram que as respostas serão confidenciais e o questionário não exige o nome da participante, para que seja mantido o anonimato. Por se tratar de um estudo de participação voluntária, o preenchimento do questionário pode ser interrompido pela participante, caso ocorra constrangimento, desconforto ou estresse pela participação da mesma na pesquisa.

O tempo médio para preenchimento do formulário é 20 minutos. Ao finalizar e enviar o questionário, uma mensagem de “Obrigado por completar este questionário” aparecerá. Uma vez iniciado o preenchimento, é necessário que o mesmo seja finalizado em uma única sessão, uma vez que não há a possibilidade de armazenamento das respostas de maneira parcial.

Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAAE 65192017.1.0000.5347). O Comitê de Ética pode ser contatado através do e-mail etica@propesq.ufrgs.br ou do telefone (51) 3308-3738.

A pesquisadora responsável (Fernanda Staniscuaski) pode ser contatada através do e-mail fernanda.staniscuaski@ufrgs.br ou do telefone (51) 3308-9525.

Atenciosamente

Equipe Parent in Science

Contato: parentinscience@gmail.com

Iniciar pesquisa agora